Periodontia e Cirurgias Gengivais

Periodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças dos tecidos de suporte e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e osso).

Durante a primeira visita, o periodontista geralmente revisa as histórias médicas e odontológicas completas do paciente. É extremamente importante para o periodontista saber se alguma medicação está sendo tomada ou se o paciente está sendo tratado por qualquer condição que possa afetar o tratamento periodontal, como doenças cardíacas, diabetes ou gravidez.

O periodontista examina as gengivas, verifica se há alguma recessão do nível da gengiva e verifica os dentes para ver se algum tem mobilidade. O periodontista também tomará um pequeno instrumento de medição chamado sonda milimetrada e medirá a profundidade dos espaços entre o dente e a gengiva, conhecidos como bolsas periodontais. Isso ajuda o periodontista a avaliar a saúde das gengivas. Raios-X também são utilizados para observar a condição do osso.

Na gengivite a inflamação está localizada somente na gengiva. As doenças periodontais podem causar reabsorção do osso de suporte ao redor do dente levando a mobilidade dentária e até a perda do dente. As doenças periodontais são preveníveis com uma cuidadosa higienização, tratamento regular profissional e acompanhamento.

Existem diversos tratamentos para as doenças periodontais, desde controle da placa bacteriana até técnicas cirúrgicas. A raspagem é tipicamente o primeiro passo no tratamento e controle das bactérias e toxinas que causam a doença. Terapia medicamentosa em conjunto com as raspagens podem ser recomendadas.

Galeria de Imagens